Para os nostálgicos do 1% ao mês

Fala pessoal!

Enquanto espero minha vez aqui na fila do supermercado (que é longa igual à do Brasil, com a diferença de que anda, e sem a chinelagem querendo furar), aproveitei o momento de reflexão para fazer esse post. Pode ser notícia velha para a maioria, mas sempre tem um ou outro vivente que se beneficia do conteúdo da finansfera.

Algo que me chama a atenção nesses dias em que tudo parece perdido, sardinhas arrancam os cabelos e os mais experientes no jogo vão às compras explorando os atalhos do campo: quem se emociona lembrando do tempo das vacas gordas da renda fixa, vale observar que os bons tempos do 1% ao mês podem estar de volta. Se é promoção por tempo limitado, ou se vamos voltar aos braços do FMI, o tempo dirá.. Mas fato é que, ainda na última sexta-feira, encontrei na plataforma da XP CDBs oferecendo quase 14% prefixados (com vencimento em 2023, é bem verdade), ou ainda a saudável taxa de IPCA + 7,5%.

Quem não sente saudade da RF pagando 1% ou mais por mês?
Juros reais altos e carne de qualidade são coisas que o Brasil ainda proporciona.
Verdade que a disputa eleitoral traz muita incerteza sobre o rumo que o Brasil pode tomar, e com isso vem o receio de se comprometer por tanto tempo com uma taxa de juros que pode ficar defasada nos próximos anos, caso o Brasil viva um processo  de venezuelização. Na minha opiniao, muito do risco é diluído ao se optar pela opção que inclui o IPCA - e trancar uma rentabilidade real de 7,5% não me parece nada mal, em se tratando de RF. Entrei com um pouco de valor agora, aproveitando um LCI que venceu neste mês, mas ainda vou ficar atento para juros ainda mais convidativos aque provavelmente virão até o final do ano eleitoral, junto com alguma pesquisa DataFolha ou declaração bombástica do Bolsonaro.

Fiquem de olho, pois investir com inteligência passa por saber aproveitar o lado positivo de qualquer cenário político-econômico!

E vocês, acham que vale a pena apostar na RF nos níveis atuais, ou o pior ainda está por vir?

Abraço a todos!

Comments

  1. Esta na Asia mascada?
    Eu como moro nos EUA, tenho investimentos aqui em mutual funds, um que tenho me deu 1.2% de valorização nos últimos 3 meses. Se te interessar posso escrever aqui!Pretendo no futuro Passar 6 meses no Brasil e 6 meses nos EUA, então também tenho investimentos lá. Sao 8 fundos multimercados e 4 FIIS. Se o dólar bater nos R$4,00 vou enviar mais para o Brasil

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, anônimo! Na verdade também moro nos EUA, mas ainda não invisto por aqui (apenas acumulo reservas em dólar).

      Sugestões de alocação sempre são bem-vindas, fique à vontade para indicar ativos. No meu ponto de vista, o risco não compensa a entrada no mercado norte-americano nesse patamar de preços. Posso estar deixando de ganhar dinheiro, sim, mas há de ocorrer uma correção em algum momento no curto prazo.

      Abraço, obrigado pela visita!

      Delete
  2. Se vai continuar subindo eu não sei, mas se o Tesouro voltar a bater IPCA +7% volto a comprar, enquanto isso só FIIs mesmo.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá IF365,

      Quem tiver paciência poderá colher uma rentabilidade dessas até o final do ano. Altas emoções estão no radar com a corrida eleitoral. Abraço!

      Delete
  3. Olá Mascada,
    A renda fixa tem se mostrado interessante depois desta dor de barriga que foi o mês de maio. Um amigo que chamou minha atenção pra isso.
    Hoje estou mais focado nas promoções da rv e FIIs de papel, mas é um ativo que já pode voltar para o radar!
    Sucesso!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Janota! Aproveitei o vencimento de alguns títulos de RF para recomprar CDBs a taxas muito atrativas. Daqui em diante, aguardo mais valorização do dólar para levar dinheiro ao Brasil, e aí sim apostar nas FIIs. Não seria nada mal terminar o ano com o milhão mais um bom acréscimo em renda passiva.

      Abraço do DM!

      Delete
  4. RV em promoção, RF com algumas oportunidades. Só falta dinheiro pra aproveitar tudo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade, Vaga.

      Por isso é bom irmos diversificando desde o início. Abraço!

      Delete
  5. Olá Mascada,

    IPCA +7% me interessa haha! Acho um bom número para investir. Assim como o srIF365, tbm pretendo comprar caso atinja o número.

    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então somos 3, Inglês! Acho que esse patamar será alcançado lá por setembro. Se houver melhora das expectativas, ao menos meu aporte atual em TD volta a valorizar. Abraço!

      Delete
  6. Eu tenho comprado algumas coisas boas também na RF. Sabendo que são bancos que não estão bem da perna (vejo no banco data a evolução dos prejuízos desses bancos que pagam muito e dá até receio de comprar), tem que comprar só um pouco mesmo, ficando sempre dentro do limite da fgc nesses trem arriscados.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Com certeza, estou bem longe do patamar da FGC em cada um dos investimentos de RF. Até hoje, nunca tive problemas, mas sempre é bom prevenir. Abraço!

      Delete
  7. Olá Mascada!

    Estou escrevendo um post agora de como orientei minha filha a iniciar a montagem de sua carteira de investimentos. E coincidiu com o aumento dos DIs futuros. Eu ainda acho que vale o risco, mantendo a diversificação. Na segunda, publico o post!

    Agora faço isso de uma mesa, num desktop. Em fila de supermercado não consigo não hehe. Está além das minhas habilidades celularescas.

    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá André!

      Pois é, estava ali cuidando o preço do tomate e me veio a inspiração para escrever. Acho que a correria da vida por aqui acaba contaminando a pessoa a fazer o melhor uso possível do seu tempo.

      Vou dar uma olhada no seu post, acho uma baita iniciativa educar os filhos desde cedo, é um presente tão ou mais valioso do que o restante da educação formal. Abraço!

      Delete
  8. É Mascada, aquelas épocas de NTNBPs pagando 7-8% + IPCA demoram a voltar. E quando voltam, as pessoas que torciam para acontecer, ficam receosas em investir. Os noticiários só passam notícias da crise fiscal e aí o medo bate. Mas quando as NTNBPs começaram a pagar 4%, aí todo mundo achava que o Brasil tinha entrado nos trilhos... Vai entender! O importante é aproveitar as oportunidades quando aparecerem, sem hesitar. Um forte abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade, TR. Em junho a NTNB chegou a namorar os 6%, acho que passa dos 6,5% até outubro, num movimento ligado à alta do dólar. Como estou fazendo meu caixa em moeda estrangeira, ainda estou segurando a onda e tentando "adivinhar" o momento mais favorável para entrar mais em TD. Se der tudo errado, e o céu ficar azul novamente, espero que a valorização da carteira de ações compense a perda da oportunidade.

      Abraço do DM!

      Delete
  9. O Wix finalmente atualizou a plataforma e RSS feed agora está funcionando, se importa de me adicionar ao seu blogroll? O link é https://www.srif365.com//blog-feed.xml
    Já coloquei vc no meu.
Obrigado.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Agora sim, IF365! Já está atualizado no blogroll. Abração!

      Delete
  10. Pois é camarada, tempos bons que não pelo jeito não voltam mais rs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Voltam sim, Stifler. Aqui é Braziu! Se não tiver emoção e ataque especulativo, nem tem graça! eheheh

      Abraço!

      Delete
  11. Têm inúmeras imagens por aí comprando a rentabilidade real da RF agora vx época da SELIC a 14%.

    Conclusão: a rentabilidade REAL é maior agora, com a inflação controlada.

    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade, IC! Quanto mais tempo mantivermos a inflação controlada, mais os investimentos em RF feitos agora terão uma rentabilidade extremamente recompensadora. Abraço, valeu pela visita!

      Delete
  12. Bateu IPCA+5.96 há uma semana...compraram?

    ReplyDelete
    Replies
    1. AA40, acompanho a variação dia a dia. Confesso que a mão coçou, mas ainda não me parece o momento mais oportuno.

      Abraço!

      Delete

Post a Comment