Fechamento de Janeiro de 2018 - R$ 901.994,79 (6,03%/ 4,74% rentabilidade)

Eis que 2018 iniciou melhor do que o esperado! A marca dos 900K foi batida e agora é contagem regressiva para o milhar. Sei que tem peixe muito mais graúdo na finansfera, com carteiras rendendo regularmente na casa dos 100K. Porém, guardadas as dimensões deste modesto blog, a valorização de janeiro foi a melhor da breve série histórica. Imagino que muitos colegas da web também obtiveram resultados semelhantes, haja visto o salto de 11% do ibovespa no período, alta das FIIs e aumento do preço dos títulos do TD.

O patrimônio da carteira mascada subiu R$ 51.342,05, aumento de 6,03% em relação dezembro. Esse total se divide em R$ 11.000,00 de aportes e R$ 40.342,05 de rentabilidade (4,74%). É momento de comemorar, sim, mas também de lembrar que o ano promete ser de volatilidade, e a subida forte de janeiro pode muito bem contrastar com quedas bruscas eventuais, apesar dos dados que indicam boa recuperação dos fundamentos econômicos - hoje mesmo, os números da produção industrial saíram bastante favoráveis.


Para fevereiro, pretendo alcançar um equilibrio de carteira que mantenha ações em 1/3 do total, e que amplie a participação dos FIIs para algo em torno de 25%. Isso será naturalmente alcançado na medida em que o total em RF (LCI e CDBs) for naturalmente perdendo espaço na proporção total do portfólio.

Também resisti firme ao canto da sereia das criptomoedas. Sinceramente, não sei se fico contente por isso, já que a maioria patinou em janeiro, ou se perdi mais um bom momento de entrada. Está na web um excelente post do Enriquecendo com uma pesquisa bem apurada de altcoins para 2018, e essa lista me deu aquela coceira para entrar na roda, mesmo que com uma pequena quantia, só pela experiência.

Abraço a todos, espero que também obtenham ótimos resultados! 

Comments

  1. Que excelente rentabilidade DM,

    Parabéns pela estratégia. Eu também estou aumentando gradativamente a alocação em RV assim como pretendo manter 5% da carteira em liquidez diária.
    Acredito que o teto do Ibovespa deve ser 40k em USD, pois se passar a reforma da previdência no dia 20/02/2018 a bolsa poder acelerar até os 100 mil pontos.

    Vamos acompanhar, o seu 1º Milhão está mais próximo. Grande Abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Aportador,

      Obrigado, minha estratégia vinha sendo reativa ano passado, agora quero tentar ser mais propositivo. A questão do Ibovespa para este ano ainda me deixa reticente. Acho que não sai reforma da previdência em 2018, mas também acho que o mercado já precificou parcialmente essa situação. No apanhado geral, porém, continua mais interessante do que aportar em RF, dado a tendência para o CDI.

      Seguimos em frente, abraço!

      Delete
  2. Parabéns e tenho uma curiosidade, você tem imóvel e carro aqui no Brasil? se sim está melhor ainda, investimento limpo !!

    http://stiflerpobre.blogspot.com.br/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Stifler! Não tenho nada no Brasil, opero com a premissa de que não receberei herança e que o INSS não terá dinheiro para minha aposentadoria. O que vier, nesses dois casos, será surpresa positiva.

      Penso em comprar um imóvel, antes que o mercado comece a aquecer novamente - quando saí do Brasil, lá por 2012, era o momento da histeria especulativa, então fiquei de fora.

      Abraço, obrigado pela visita!

      Delete
  3. Você já está quase no 1º milhão e não precisou arriscar tanto DM, não sei se vale a pena entrar em Crypto agora.... o valor atual delas é puramente especulativo e, apesar da tecnologia blockchain ser inovadora, elas podem simplesmente cair em desuso por diversos fatores, como proibições governamentais, boicote dos bancos às exchanges, etc.

    Todavia, talvez seja interessante começar a diversificar em ativos denominados em moeda forte como dólar ou euro.

    Abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá REinBrazil! Acho que ainda não havia visto seu perfil por aqui. Bem-vindo ao blog!

      Dei uma olhada no seu blog também, achei bacana sua diversificação em FIIs, atualmente tenho 12 fundos, quero expandir um pouco mais.

      Concordo sobre criptomoedas, meu interesse é mais de aprender a operá-las. Quando há dinheiro próprio envolvido, o estímulo para dominar um novo campo é redobrado.

      E sobre ativos em moeda forte, ETFs estão no meu radar. A conta na IB já está aberta há algum tempo para isso.

      Valeu!

      Delete
  4. Olá Mascada, também concordo com o comentário a cima, você não precisa arriscar, pode blindar seu patrimônio em RF no BR e diversificar em RV no exterior. A não ser claro, que esteja buscando rentabilidades melhores e queria manter seu portifólio 100% BR.

    ReplyDelete
    Replies

    1. Oi Thiago,

      A ideia de diversificar no exterior é bastante atraente, mas a bolsa dos EUA me parece um tanto esticada para ingressar agora. Os ETFs sediados em países com melhor tratamento tributário me parecem uma boa estratégia para diversificar por agora.

      Para blindar o patrimônio no Brasil em RF, me parece interessante aguardar o retorno de taxas mais elevadas. Aí sim, faço um movimento nos moldes do que o Viver de Renda fez com NTNBs.

      Abraço, agradeço suas sugestões!

      Delete
  5. A condenação do Lula foi uma maravilha pra renda variável. Ótima evolução. Logo, logo ultrapassa o milhão. Tbm fiquei fora das criptos e não me arrependo.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá CI,

      Foi mesmo uma ótima notícia. No entanto, me parece que o mercado já está precificando o Lula fora da disputa. Acho que um novo surto de euforia no Ibov, só com aprovação da reforma da previdência, no que eu não aposto - e espero estar enganado.

      Abraço!

      Delete
  6. Valeu a citação, DM!

    Entra com um pouquinho sim, mesmo que seja somente pela experiência.

    Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala Enriquecendo!

      É sempre bom poder divulgar os conteúdos interessantes que encontro na finansfera. Essa lista de criptomoedas deve ter exigido tempo e dedicação para ser editada, e espero que mais gente possa tirar proveito do seu esforço. Vou entrar, sim, em bitcoin. Fico só em dúvida se a moeda está em um bom ponto de entrada.

      Abraço!

      Delete
  7. DM,

    Com essa diversificação da carteira, você me parece bem preparado para se aproveitar da volatilidade de 2018.

    Abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mestre KB!

      Que assim seja! Vou continuar a acompanhar suas atualizações para saber o que está no seu radar, mesmo que a carteira KB tenha sido descontinuada. Abraço, obrigado pela visita!

      Delete
  8. Investidora IluminatiFebruary 7, 2018 at 9:54 AM

    Boas noticias MB! Concordo com os comentários anteriores, você parece estar se posicionando de maneira inteligente no mercado e já tem elementos suficientes para se proteger| aproveitar da volatilidade.
    Abraço e sucesso!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Iluminati! Pois é, acho que a diverisificação está relativamente boa, mas ainda posso me proteger melhor com algum investimento no exterior. Apostar apenas no Brasil me deixa fragilizado em momentos como esse, em que a manada está correndo para moedas mais seguras.

      Abração, e valeu pela visita!

      Delete
  9. Senti firmeza na sua carteira, nada de fórmulas ou produtos financeiros mirabolantes. O Brasil parece que está com a economia em recuperação, então se vc tiver a mesma estratégia que a minha basta manter os aportes e fazer o rebalanceamento da carteira conforme as ações forem valorizando e a marcação de mercado dos títulos vierem eles subirem q a gente tira proveito dessa alta sem cair na tentação de adivinhar o mercado ou então da ganância.

    Vou acompanhar seu blog, um abraço.

    Sr. IF365

    Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    https://srif365.wixsite.com/if365

    ReplyDelete
  10. Fala IF365!

    Bem-vindo ao blog, e obrigado pelas palavras! Achei muito legal a proposta do seu site, é um relato de seus últimos dias antes da IF, muito legal!

    Acho que temos estratégias semelhantes, o que me deixa feliz em saber que estou no caminho certo.

    Te adicionei na minha lista de blogs, um abraço do DM!

    ReplyDelete
  11. Como vai Mascada? Tem como publicar sua carteira de investimentos, assim todos nós podemos conversar sobre as empresas, o valuation delas, fica a seu critério claro, acredito que seria interessante! Grande abraço meu caro!!

    ReplyDelete

Post a Comment