Fechamento de Março de 2018 - R$ 943.898,75 (+1,49%/ 0,25% rentabilidade)

Olá gurizada,

Meses como esse março que passou são um teste de sangue frio para quem está exposto à renda variável. Como comentei na postagem anterior, minha carteira de ações foi bastante penalizada nas últimas semanas, com diversos ativos experimentando quedas acentuadas após os resultados do 4T17, naquela velha mistura de altas expectativas frustradas + histeria e terra arrasada.

Passei um bom tempo pesquisando a respeito de alguns dos ativos da carteira, porém sigo confiante de que se tratam de bons cases e de que irão se recuperar no médio prazo, desde que o cenário macroeconômico dê uma força. Numa análise superficial, creio que, após uma forte alta na virada do ano, nada mais natural do que um movimento de correção, que é apenas favorecida com os desmandos vindos do EUA.

A carteira fechou março com valorização de 1,49% em boa medida devido ao aporte do mês (US$ 3.500,00, ou R$ 11.515,00 na cotação atual). O rendimento em si foi de míseros 0,25%, sustentado por ligeiras elevações dos Fundos Imobiliários e de TD - verificada isoladamente, a carteira de ações teve queda de 1,7%. Nada que assuste por agora, mas caso a performance de RV se repita em abril, acenderei um sinal amarelo.


Assim como em fevereiro, o aporte de março está reservado para investimento no exterior. Planejo utilizar a plataforma da Interactive Brokers, que pede investimento inicial mínimo de US$ 10 mil, então precisarei aguardar mais alguns dias para contabilizar o aporte de abril.

Mais uma vez, espero encontrar tempo para conferir os blogs dos colegas e para publicar novas postagens em abril... Ainda vou ficar um bom tempo envolvido com a declaração do IR - 2017 foi um ano de muitas experimentações, giro de ativos, transferência de corretora - e fiquei de queixo caído com a quantidade de documentos que precisei reunir para a declaração deste ano.  Fica aí mais um argumento a favor da política de buy and hold e contra o giro excessivo de patrimônio: preserve a carteira ao longo do ano, altere apenas o necessário, e você evitará MUITA dor de cabeça na hora de prestar contas para o leão.

Peço desculpas pela falta de inspiração e pela objetividade da postagem, mas o tempo anda mesmo curto.

Por hoje é isso, abraço do DM a todos!




Comments

  1. Quando puder fala mais dos ativos de sua Carteira na parte de RV. Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Invisível! Penso em falar a respeito das ações, mas quero fazê-lo de uma maneira que seja bem organizada. Um dia eu ainda escrevo sobre isso. Abraço!

      Delete
  2. A correção na RV já era esperada por muitos, mas quando chega o momento de encarar o urso o sangue esfria... tbm sigo confiante nas empresas e na estrategia voltada ao longo prazo que adotei.

    Com o seu aporte e escolhendo empresas sólidas, não tem erro. Vai dar milhão logo, logo.

    Abraço e bons investimentos, Mascada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala Concursado, é verdade, o momento da correção tira a tranquilidade de qualquer um. Mas já era previsto um 2018 turbulento, de qualquer forma. Da minha parte, preferi aproveitar uma viagem ao Brasil para me desligar um pouco, e não ficar sofrendo vendo o portfólio diminuir a cada dia.

      Mas agora estou de volta, abraço! Obrigado pela visita!

      Delete
  3. Praticamente um milionário. Parabéns.
    Poderia ser agraciado com a participação no seu blogroll? abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bem-vindo, AA40. E obrigado! Ainda não um milionário, mas estamos quase lá.

      Como você publicou no seu blog, dá um desânimo de continuar investindo aqui. Se continuar nesse pique de aventuras populistas e ingerência descabida, daqui a pouco esse milhão não vai comprar nem um fiat uno.

      Adicionado no blogroll! Abraço!

      Delete
  4. Investidora IluminatiApril 3, 2018 at 6:43 AM

    Olá MB!

    A renda variável sempre trabalhando o nosso desenvolvimento pessoal, para nos tornar pessoas de fibra kkk sangue frio e um pouco de fé são imprescindíveis para persistir na bolsa. Apesar de alguns percalços, não posso reclamar dos meus (singelos) resultados. No acumulado certamente a bolsa me rendeu uns bons caraminguás apesar as oscilações. Curiosa para saber mais sobre os investimentos overseas!
    Grande abraço e sucesso!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Iluminati!

      Caraminguá bom e confiável parece ser mesmo o estrangeiro, preferencialmente o norte-americano ou europeu. Mas é isso mesmo, foco no médio e longo prazo, pois com as taxas baixas de RF está valendo a pena a exposição ao risco da bolsa de valores.

      Obrigado por frequentar o site, abraço do DM!

      Delete
  5. Sua queda com ações até que foi comedida, minha carteira acionária caiu mais de 5% esse mês. Mas é isso, faz parte do jogo!

    Abraços!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Ministro! Faz parte mesmo, mas na hora H sempre bate um desânimo ao se constatar uma queda momentânea. Abraços!

      Delete
  6. Março não foi lá essas coisas, mas melhor do que nada rsrs, se você está fora do Brasil não seria melhor comunicar a saída? ai acho que não precisaria declarar aqui no Brasil né, mesmo com ativos aqui... enfim, fiquei na dúvida também rs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala Stifler!

      No meu caso, devido a questões profissionais, preferi não declarar a saída. Mas os novos aportes vão ficar todos aqui nos EUA mesmo.

      Abraço, obrigado pela visita!

      Delete
  7. Olha o primeiro milhão chegando, vai pagar churrasco p galera da blogosfera?rs

    Sr. IF365

    Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    https://srif365.wixsite.com/if365

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá SR. IF365! Eu entro com o churrasco se o pessoal entrar com o refri, acho que é um bom negócio! eheheh

      Abraço!

      Delete
  8. Bom dia Mascado Boa,

    Parabéns pelo blog, muito material útil aqui, li alguns posts antigos até, e gostei bastante.

    Se possivel, gostaria de contar com a sua ajuda, sou um blog novo, estou começando agora, vou tratar de investimentos com aportes pequenos (por motivos de salário pequeno), te adicionei aqui na lista de blog sugeridos, se puder fazer o msm, te agradeço

    att.. Investidor e Realista

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Realista! Bem-vindo à comunidade (e desculpe o atraso na resposta)!

      Vou dar uma passada no seu blog sim. O aporte em si faz diferença no resultado patrimonial, mas não diz nada sobre a qualidade dos seus investimentos e sobre o conteúdo que você vai oferecer para a turma da finansfera.

      Adicionado no blogroll, abraço do DM!

      Delete
  9. Fala Mascada. Poderia por obséquio me adicionar ao seu blogroll? Vc já está no nosso. Abcs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi AA40,

      Desculpe a demora, estava meio fora do radar. Mas já está adicionado, abraço!

      Delete
  10. Eae DM, preciso que você me diga seu estado civil, idade e trabalho (publico/privado/empresario), para que eu possa te adicionar na vaga de suplente que abriu no ranking! Abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Fala JF! Acho ótimo que vocês estejam mantendo a atualização do ranking, serve para deixar o pessoal motivado. Vou lhe mandar diretamente no seu blog, abraço!

      Delete
  11. Excelente Mascada!
    Penso sempre em investir no exterior tb, mas antes quero aumentar mais meu patrimônio aqui. Sucesso, abc

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá FPI! Eu demorei para voltar os aportes ao exterior, acho que vale a pena manter um equilíbrio nos investimentos desde o início, talvez mantendo valores em dólar como um percentual total do portólio. Momentos de tormenta como esse mostram como estamos expostos à ingerência política no Brasil.

      Abraço, sucesso para você também!

      Delete
  12. DM, meu amigo, o que houve com as suas postagens? Não desanime, estamos juntos na jornada rumo a milha, estou curiosa para saber do seu fechamento de Abril (daqui a pouco, quase o de Maio!).
    Abs!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá IFM! Minha ausência foi devida em parte a uma viagem ao Brasil, e parte ao desânimo com o andamento do portfólio mesmo. Preferi dar uma espairecida, mas estou de volta, mantendo o rumo!

      Abraço, obrigado pela visita!

      Delete
  13. Que baita iniciativa, IF365! Assim que eu produzir algum conteúdo que entenda ter qualidade suficiente, vou postar nessa plataforma. Abraço! Obrigado pelo convite!

    ReplyDelete
  14. Olá Egbert,

    Muito boa a iniciativa. Particularmente, ando incomodado com a desvalorização da carteira de FIIs. Você teria algum palpite sobre o motivo? Seria apenas um movimento de aversão ao risco?

    Adicionado na blogroll, vou dar uma passada no seu site para me informar.

    Abraço!

    ReplyDelete

Post a Comment