Por que eu não perdi o sono com a declaração do Temer

Novembro começou o pé esquerdo. Na verdade, desde a segunda metade do mês passado, a percepção de risco dos investidores começou a se elevar, culminando com a declaração incendiária do presidente Temer, que fez o povo do mercado fugir para as colinas...

A julgar pelo sell-off de dias como ontem (o pior desde o Friboigate), parecia que toda a esperança de recuperação havia ido por água abaixo! Não sou sensitivo, mas juro que dava até para sentir, pelo home-broker, a aflição de investidores vendendo todas as suas posições antes que o mercado quebrasse de vez. Acompanhei o mural do GuiaInvest, e encontrei profetas do apocalipse jurando que agora o mercado volta aos 36 mil pontos... Será que se justifica todo esse melodrama?

Apenas a título de opinião, eu concordo com quem disse que a questão sobre a reforma da previdência é uma só: ou sai agora, ou sai no próximo governo. Não há cenário viável para o Brasil sem esse ajuste nas contas públicas.

É claro que o mercado não entende assim, ele só sabe operar na base do exagero e contamina muita gente com sua irracionalidade.  Eu mesmo já fiz uma cagada derrapada em maio, seguindo o post de um prestigiado analista técnico, que fez questão de publicar um vídeo, na noite da delação do Joesley, recomendando aos investidores amadores venderem seus ativos a preço de mercado. Não caio mais nessa!

Um dos motivos para afirmar isso com segurança é que terminei a leitura de "O Investidor Inteligente". O timing não poderia ter sido melhor, pois já pude colocar em prática alguns dos ensinamentos do Benjamin Graham (para quem ainda não sabe, um dos mestres do magnata Warren Buffet).

O livro é uma aula sobre value investing e sua essência está em orientar o investidor a localizar "ações adequadas por um preço adequado". O primeiro passo de um investidor deve estar em apurar o valor intrínseco dos ativos, e só depois recorrer ao mercado em busca da cotação de preços, para embasar sua decisão de investimento.

O especulador, por outro lado, baseia suas decisões nos preços do mercado, depende dele e tenta lucrar antecipando-se aos seus movimentos.

Panic Monster: talvez você ainda não o conheça, mas ele lhe conhece, e muito bem! Sempre dá as caras lá na Bovespa.

Em outras palavras, o diferencial decisivo de um investidor inteligente está em não ser refém do mercado, consultando seus dados de momento apenas de acordo com sua conveniência. Não há nada a ser ganho ao se deixar levar pela histeria de dias como ontem. Quem mais fatura com a compra e venda incessante de ações são os grande players, que podem influenciar na formação de preços e utilizam a oscilação de curto prazo ao seu favor,  e as corretoras - as donas do cassino -, que faturam em qualquer cenário, desde que haja gente comprando e vendendo.

Não por acaso, os grandes sites de investimento fazem questão de estampar manchetes que sugerem eventos definitivos, e deixam o incauto investidor ansioso por tomar decisões de trade todos os dias. O mercado opera tal qual um psicótico maníaco-depressivo, e se formos dar ouvidos a cada um de seus acessos de histeria, nunca sairemos do lugar.

Esse foi o principal aprendizado que extraí dessa leitura, e que guardarei comigo no restante de meu tempo como investidor.

Termino com uma passagem do "Investidor Inteligente" que sintetiza essa ideia e pode ser lida e relida sempre que o Sr. Mercado começar a colocar minhocas em sua cabeça:


Abraços do DM!

Comments

  1. Eu também já li "O investidor inteligente " excelente livro de investimento.

    Eu também durmo tranquilo, pois aguardo as oportunidades de comprar excelentes ativos a um preço abaixo do seu valor intrínseco o que garante uma margem de segurança para o longo prazo.

    Abraço e bons investimentos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Isso mesmo, DIL!

      Por exemplo, essa queda recente do ibovespa já pode ser vista como oportunidade de compra! Abraço!

      Delete
  2. Muito bom Mascada. Realmente essa passagem do livro é um mantra. Hoje vimos o mercado fazendo um bull 180

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bem-vindo! Acho que é a primeira vez que vejo um comentário seu aqui no blog.

      Aposentar aos 40? Seria um sonho de consumo... No meu caso, mais do que aposentar, seria obter a liberdade para empreender no que eu desejar, porém com segurança patrimonial.

      Boa parte da genialidade do livro está na simplicidade das passagens, como é de praxe. Uma pena que o bear afastou rapidinho esse bull market!

      Abraço!

      Delete
    2. Primeira vez mas gostei muito do seu conteúdo.
      Aposentar aos 40, ou AA40 é muito mais do que aposentadoria. Explicamos isso no nosso blog...é o movimento FI/RE muito forte nos EUA que estamos trazendo para o Brasil e espalhando.
      abraços

      Delete
  3. o que não fecha as contas do governo é a corrupção e isso não será resolvido com ajustes fiscais que são discutidos depois que o dinheiro já foi desviado.

    seria cômico se não fosse trágico.

    excelente post!

    ReplyDelete
    Replies
    1. ST, concordo inteiramente. A corrupção é um dos elementos principais para essa equação deficitária, juntamente de algumas isenções fiscais, sonegação, freeloaders em geral (que sempre tem uma justificativa para esse comportamento)... Alterações na previdência me parecem fundamentais como parte da solução do problema macro.

      Abraço!

      Delete
  4. Fala Mascada,

    Atualmente eu torço para que nao passe, pois cansei de apoiar o pais e levar patada de pessoas que nao sabem o que estao falando. Se nao passar com o Temer, dificilmente ira passar com o proximo presidente, pois essa medida é muito impopular e tudo tende a fazer o país afundar ainda mais.

    Vamos aguardar os proximos capitulos e enquanto isso o dolár sobe e eu me beneficio rs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi BnA!

      Eu também poderei me beneficiar com aumento do risco e subsequente alta do dólar... Mas acho que a previdência precisa, sim, ser modificada, nem que seja para acabar com algumas imoralidades - que não fazem diferença significativa no orçamento, é bem verdade, mas que teriam um efeito psicológico relevante. O exemplo mais óbvio é dos marajás do serviço público. Outro, menos óbvio, me parece a disparidade da previdência rural (absolutamente deficitária) vs previdência paga por centros urbanos. Não tenho conhecimento suficiente sobre as particularidades do setor rural, mas à primeira vista, como contribuinte, não me parece uma distribuição justa de responsabilidades. Gostaria de ter acesso à uma explicação bem embasada sobre esse assunto.

      Abraço, valeu pela visita!

      Delete
  5. Fala Mascada!

    Essa passagem deve sempre ser lida em momentos de incerteza! Afinal, tem a mentalidade inteligente para o investidor não cair nessas "armadilhas"

    Abraços!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Isso aí, Inglês,

      Agora mesmo em novembro, já reli algumas vezes esse e outros trechos do livro (ao invés de acompanhar a cotação do mercado..eheheh).

      Abraço, obrigado por comentar!

      Delete
  6. É tanta coisa nesse país que isso é só mais uma paulada que tomamos rsrs

    Cara você não tem blogroll? tem que criar um feed de blogs aqui rs

    ReplyDelete
  7. Oi SP!

    Blogroll não é esse esquema que tenho na aba à esquerda (lista de blogs que costumo visitar)? Desculpe a ignorância sobre o assunto, mas se não for isso, não sei do que se trata.

    Abraço, até!

    ReplyDelete
  8. Fala mascada, comecei a leitura mas não terminei, mas também durmo tranquilo e hoje tenho visão totalmente diferente do que tinha antes. no começo ficava com pensamento de compra de ações baratas, compra e vendas constantes, fiz até uso de simuladores que não davam muito certo, enfim era uma loucura, hoje vejo que as coisas são bem mais simples do que as pessoas imaginam, porém tendemos a complicar e a encurtar os caminhos, como querer ganhar 5~10% a.d. enquanto a galera se mata pra conseguir com constancia 1~5 a.m. Sucesso ai na jornada

    ReplyDelete

Post a Comment