Atualizações na Carteira Mascada

Fala galera!

Andei afastado da finansfera nas últimas semanas, mas foi por um bom motivo: resolvi dar um pulo aqui no Brasil. Claro que sempre é bom rever família e amigos, mas dessa vez precisei retornar à terrinha de última hora para tratar da saúde - nada grave, uma cirurgia para tratar de um problema no pé que me incomodava há tempo (quem tem curiosidade, sofria com um Neuroma de Morton). O procedimento, que custaria pelo menos US$ 8 mil na cidade onde moro nos EUA, foi feito aqui no sul do Brasil por R$ 6 mil, num hospital referência em Porto Alegre e com uma equipe médica altamente competente. Moral da história: quem tem comprometimento com a IF economiza em todos os aspectos de sua rotina. Comigo, não poderia ser diferente.

Fazia cerca de um ano e meio que não retornava ao Brasil, e vou chover no molhado ao dizer que fiquei de queixo caído com o preço das coisas por aqui... Vocês, nobres colegas, que conseguem a proeza de economizar na terra brasilis estão de parabéns! Certamente, quando eu regressar ao Brasil, só conseguirei manter o mesmo nível de aporte após uma sensível redução no padrão de consumo. Ou combinando isso a uma renda ampliada - quem sabe iniciando um empreendimento quando retornar ao Brasil.

Feita essa contextualização, trago aqui a atualização feita na Carteira Mascada lá no início de setembro: liquidei minha posição no fundo Adam XP Macro (R$ 40.829,00) e aportei o valor em um pequeno portfólio inicial de Fundos Imobiliários. Após uma pesquisa relativamente detalhada no final de agosto, os ativos escolhidos foram: HGRE11, RNGO11, FVBI11, TBOF11, FIGS11, KNRI11, HGJH11, BRCR11 e MFII11 (esse último por sugestão do Brasileiro na Arábia, que pesquisei e assinei embaixo). Um próximo aporte poderia ser em FCFL11, do qual também colhi boas referências.

Com relação a aporte de dinheiro novo, não o fiz neste mês. Conforme adiantei no último post, pretendo destinar meu próximo aporte para investimento no exterior, provavelmente em ETFs. Porém, até então, passei meu setembro envolvido com preparação para a viagem, consultas médicas, preparação para a cirurgia, resolvendo questões burocráticas aqui no Brasil... Pelo menos, consegui abrir minha conta na Interactive Brokers - um processo relativamente simples, leva um pouquinho mais de tempo apenas para cadastrar a conta bancária do BB para transferências via ACH (que, por sinal, são de graça quando iniciadas pela IB).

Agora que estou deitado o dia inteiro com o pé pra cima, vou finalmente me debruçar nas opções de investimento no exterior. Sugestões muito bem embasadas de colegas da blogosfera não faltam para servir de referência. Como o aporte de outubro virá dobrado, terei mais fundos à disposição para iniciar no exterior já com um pouco de diversificação.

Por hora é isso, vamos ver se consigo superar os 800k ainda em setembro, e mesmo sem aportes. Seria sensacional!

Deixo uma saudação a todos, em especial aos conterrâneos que visitam o blog e que ontem comemoraram o Dia do Gaúcho, 20 de setembro. Sempre é bom recordarmos nossas raízes e cultura, sobretudo para quem não vem do "centro" do país e sabe que o Brasil é mais do que mostra o Projac..

Até outubro, bons investimentos a todos!

Nas finanças e na vida, não tá morto quem peleia!





Comments

  1. E ai DM!

    Realmente já ouvi falar muito que despesa médica nos EUA é bem cara...

    Valeu por compartilhar sua carteira de FII, vai me ajudar muito. Da sua carteira eu já invisto em KNRI11 e já estava de olho em MFII11. Vou pesquisar os demais fundos!

    Abraços!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Ministro,

      Pois é, nesse caso compensou e muito viajar ao Brasil para o procedimento cirúrgico. A medicina brasileira possui setores de excelência, ortopedia é um deles.

      Sobre a carteira de FIIs, ainda pretendo adicionar 3 ou 4 fundos para fechar um portfólio relativamente diversificado.

      Abraço!

      Delete
  2. Oigale tchê porquera, mestre!

    ReplyDelete
  3. É rapaz, vantagens e desvantagens da terra do Tiom Sam. Mas se colocar na ponta do lápis, as vantagens são muuuuuuuuuuuuuito maiores kkkkk.

    FIIs é a renda variável mais segura, sem dúvidas.

    Abs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Enriquecendo,

      Bem-vindo ao blog, acho que é sua primeira vez por aqui, não é?

      Dei uma olhada no seu blog, achei o visual muito clean e sua carteira me chamou a atenção! Bastante peso em FIIs e em criptomoedas (eu não conseguiria dormir de noite com essa parcela em moedas digitais..eheheh). E o que seriam os "outros negócios"? Tem que abrir esses segredos pra finansfera!

      Como está composta sua carteira de FIIs?

      Abraço, e obrigado pela visita!

      Delete
  4. Replies
    1. Oi Bufunfa!

      Sim, com visto e tudo, por enquanto longe das garras do topeTrump!

      Abraço!

      Delete
  5. Replies
    1. Obrigado SE!

      Não conhecia o seu blog, passarei a acompanhar. Abraço!

      Delete
  6. Fala Mascada,

    Obrigado por me citar amigo. Esse MFII11 é ótimo! Só uma duvida, porque voce investiu no BRCR11? Eu acho esse fundo muito bom e também tenho em meu portfolio, mas muitas pessoas falam mal dele devido a gestão e se voce olhar, seu valor caiu muito, porem acho que agora é a hora certa pra comprar, pois no futuro, caso os edifícios almirante e outros AAA sejam alugados, esse fundo voltara a respirar.

    Abraços meu amigo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi BnA!

      Eu que agradeço, o fundo MFII11 estava fora do meu radar e foi uma bela surpresa. Investi em BRCR11 após ouvir menções dele de variadas fontes: profissionais (XP e Eleven), amigos próximos que investem em FIIs e menções positivas em alguns blogs que sigo. Eu ainda estou engatinhando nesse assunto e, à melhor maneira do "Investidor Defensivo" do Benjamin Graham, reconheço que ainda não sou capaz de antever o futuro do mercado. Então minha fórmula é diversificar e escutar tantas referências quanto for possível.

      Abraço, habib!

      Delete
  7. Legal ter visitado o Brasil,

    Aqui poupar é difícil, é preciso muito disciplina pois o preço das coisas é alto

    Legal ter investido em FIIs, são ótimos para gerar renda passiva

    Abraço e bons investimentos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá DIL,

      Eu bem sei, a primeira parte da minha formação de patrimônio foi aqui no Brasil, economizando até papel higiênico se bobear..hehhee! Talvez essa experiência tenha me deixado mais "cascudo" quando chegou o momento de viver no exterior e receber uma renda maior. O princípio permanece o mesmo, não importando o nível salarial.

      Abraço, até!

      Delete
  8. Muito legal compartilhar sua carteira de FIIs DM! Jpa tenho FIGS11 (Que só me dá alegrias desde que comprei, há alguns meses atrás), mas quero expandir. Que corretora você usou para fazer essas compras? A minha é muito careira para renda variável, preciso abrir uma conta em outra...
    Abs!

    ReplyDelete
  9. Olá IF ou M! Aproveitando as férias?

    Estou satisfeito com FIGS11, na área de shoppings HGBS11 também me parece uma boa opção. Minha corretora é a XP, migrei para ela pela variedade de produtos à disposição, pelo atendimento mais personalizado para investidores com alocação acima de 500 mil, e pelo aplicativo para smartphone, que me ajuda bastante. Antes dela, tinha conta na Spinelli. Não estou por dentro das diferenças de custo de corretagem, mas como pretendo manter os ativos por bastante tempo, sem ficar transacionando a toda hora, creio que esse custo acaba impactando pouco.

    Obrigado pela visita, abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Legal DM, obrigada! Hoje é o último dia dessas adoradas férias, rs. Amanhã estou de volta no batente já! Abs!!

      Delete
  10. Gosto de alguns FII que aportou.

    Se puder passar no meu, sou novo. Quem sabe me add em seu blogroll. Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Aportador Indeciso! Bem-vindo à comunidade das finanças.

      Lá no fundo, somos todos um pouco aportadores indecisos. Já visitei seu blog e adicionei.

      Abraço, e obrigado pela visita!

      Delete

Post a Comment