S.O.S. Finansfera! Me ajudem a decifrar o mundo das ações!

Salve, pessoal!

A temporada de balanços de 2T17 está aí, confirmando algumas expectativas, frustrando muitas outras, fazendo o dinheiro trocar de mãos... Para mim, está servindo, acima de tudo, para lembrar que continuo um tosco em relação às dinâmicas do mercado de ações (vá lá, talvez não completamente ignorante, mas no máximo um observador interessado). Até aqui, venho me amparando nas análises de colegas da finansfera e de uma ou outra empresa do ramo, que aparentam saber o que estão fazendo. Mesmo colhendo bons resultados financeiros, confesso que me frustra o fato de ainda ser um leigo no assunto, sem capacidade de tomar decisões de maneira autônoma.

Por isso, venho pedir o socorro de vocês. Alguém saberia indicar um material de qualidade para quem deseja um primeiro aprofundamento na análise de viés fundamentalista? 

Tenho uma boa noção de conceitos como LPA, margem EBITDA, P/L, RoE, mas percebo que há divergências entre analistas sobre a importância de cada um desses números. Também encontro opiniões desencontradas sobre, por exemplo, os valores que tornam uma empresa boa pagadora de dividendos, ou os patamares que significam bons níveis de liquidez de uma ação. 

Quero parar de perder tempo com InfoMoney e dar os passos fundamentais para me tornar o capitão de minha vida financeira, como certa vez o Frugal Simples metaforizou. E, quando o assunto é o mercado de ações, isso passa por aprender a interpretar e relacionar os elementos que compõem um balanço trimestral.

Quem sabe, já na rodada de balanços do 3T17, eu consiga entender melhor por que MOVI3 afundou, ou por que GRND3 é a recomendação de 11 entre 10 analistas, enquanto MGLU3 está em níveis estratosféricos. A dedicação aos estudos nunca me deixou na mão, e tenho certeza de que não será diferente nesse caso.

Para isso, conto com as recomendações de quem estiver disposto a ajudar. Pode ser sugestão de material em PDF, curso on-line, livros. Agradeço de antemão! 


Já que ninguém nasce sabendo... Mãos à obra!








Comments

  1. Fala Mascada. Leia o Investidor Inteligente, de Benjamin Graham, é um bom livro para iniciar os estudos. Agora, quanto a entender os resultados, normalmente o mercado faz essa leitura antes e é difícil acertar o timing. MGLU3 mesmo. Desde a sua subida dos 10,00 aos 150,00 não havia nada de novo, somente agora os resultados começaram a surgir. Quem fez a leitura de que a empresa ia dar essa guinada faturou muito. Mas isso não está nos livros. Abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá FB!

      Pois é, me pergunto quantos são os investidores que conseguem, conscientemente, aproveitar todo o potencial de alta em casos como o de MGLU3, que cresce de modo consistente desde o final de 2015. Difícil deixar de pensar que existe um componente de timing nesses casos, que por sua vez tem a ver com o imponderável, ou um pouco de "sorte". Melhor focarmos nas variáveis que estão sob nosso controle.

      Obrigado pela dica do "Investidor Inteligente", já havia colhido recomendações sobre esse livro, e provavelmente iniciarei por ele.

      Abraço!

      Delete
  2. Não sou especialista, nem consultor financeiro mas em um artigo antigo do viver de renda, ele mesmo admite que falhou miseravelmente em tentar "bater" o mercado.

    Estratégia BUY&HOLD não é BUY&FORGET, mas basicamente em um grande consenso aqui na finansfera, não devemos nos preocupar com "timing" de mercado (isso é, esperar a hora certa de comprar) e apenas forcar nos aportes. Se quiser ter renda passiva pela bolsa precisa investir em ações individuais e/ou FII's, caso contrário, EFT's são melhores.

    Tudo vai depender da sua estratégia, mas um exemplo é investir em empresas sólidas que acredita com bom histórico de crescimento no longo prazo (veja o gráfico de crescimento nos últimos 5 anos por exemplo), empresas que você gosta, que é consumidor ou que conhece bastante gente que usa e gosta. Eu por exemplo não invisto em ESTATAIS por abominar a administração PÚBLICA e os constantes escândalos de corrupção, mas isso vai do "feeling" de cada um.

    E o mais importante de tudo, coloque a mão na massa! De nada adianta ficar babando nos gráficos e indicadores e nada fazer, sabedoria se obtém aplicando o conhecimento na prática mesmo que perca dinheiro com algumas decisões erradas!

    Espero ter contribuído pelo menos um pouquinho, sucesso para você!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Thiago,

      Também percebi esse consenso em relação à prioridade do fundamento sobre o timing, e não estou preocupado em me antecipar ao próximo "grande estouro" da bolsa. Prefiro, sim, me concentrar em construir uma carteira resiliente e baseada em boas empresas.

      E estou cada vez mais inclinado à me concentrar em ativos que paguem bons dividendos, muito embora eu ainda esteja engatinhando em relação aos FIIs. Obrigado pela sua opinião!

      Abraço!

      Delete
  3. Operador do mercado Financeiro

    A verdade é que você provavelmente vai demorar muito tempo para aprender analisar um balanço de forma concisa, mesmo aqueles dizem especialista em balanços frequentemente cometem erros crassos.
    - Não se analisa um balanço de banco do mesmo modo que uma seguradora
    - Não se analisa um balanço de incorporadora do mesmo modo que uma varejista

    Para cada empresa existe uma gama de indicadores e particularidades que você só aprende estudando case de negocio.

    A diferença para o analista ruim " Aqueles que trabalham para corretoras" para os bons "aqueles que estão operando fundos private equity" esta no conhecimento que o mesmo tem da empresa.


    Muito indicadores estão fora do balanço: Indicadores setoriais, conhecimento de economia e estratégia de mercado que vão lhe consumir tempo de estudo substancial.

    Vamos falar no nível básico:
    Assista todos vídeos do daniel nigri do primeiro até o ultimo.
    https://www.youtube.com/channel/UCV74rV9AAKqXERWwfSP_Z1g

    Se dominar 100% destes conhecimento básicos você pode ir par ao nível seguinte:

    Como analisar seguradoras
    http://affonsosilva.com.br/artigos/Apostila_Analise_Balancos_Seguradoras.pdf

    Analise de Bancos é complexo ! Você provavelmente ira perder horas e horas analisando carteira de crédito, inadimplência , PDD etc " O diabo mora nos detalhes dos balanços"

    Esqueça site do bastter! você não vai aprender analisar balanços lendo quadros mastigados . Isso Serve para investidor passivo , mas não serve para investidor ativo ou profissional.

    Adiante você precisa aprender sobre Valuation: Procure livros do Alexandre povoa, Asha damodaran ETc


    Procure no google sobre:
    Fluxo de caixa descontado
    Modelo de Gordon.
    Etc

    Adiante você precisa aprender sobre macroeconomia e a relação com os diferentes setores da economia:
    - Masturbação mental = Aprende livro do Keynes ( Teoria da Moeda e Juros)
    - Nível avançado aprenda sobre teoria dos ciclos economicos pela perspectiva Austríaca ( Mises , Hayeke , Murray rothbard ), parece que não tem nada haver com bolsa , mas tem tudo haver.


    Posteriormente recomendo mais três livros OBS: ( Livros que todo iniciante deveria ler antes de entrar no mercado de renda variável)
    - Warren buffet e analise de balanços
    - Investidor Inteligente
    - O jeito Peter lynch de investir.



    Posteriormente recomendo 3 cursos:
    Matemática financeira
    Contabilidade de empresas
    Gestão de negócios


    Cansou? Sim é isso que você tem de fazer para se destacar da manada e obter ganhos acima da média no mercado financeiro OBS: Mesmo assim não é garantia de nada! tem muito profissional perdendo para o CDI.

    Apesar que estas analises possuem viés de putrefação mental " Ranço de estudos acadêmicos " , para você tirar % acima do mercado operando com bilhões é muito mais difícil que operando pequeno " Risco de liquidez" Até por isso tem grande gestores levando ferro no mercado, não por incompetência dos mesmo , mas pela dificuldade que é operar com milhões em mercados de poucos liquidez como mercado brasileiro.

    Resumo: Quer se tornar profissional siga os passos que postei , quer ser amador ? então faça o básico e aporte cada vez mais.

    Esqueça fóruns de sabichões , Traders falastrões etc = Infomoney , guia invest, ADV etc

    Investidores fora da curva tem seus próprios métodos e mudam seu operacional a todo instante.

    Ex: Só nesse circuti break ganhei uma porrada de dinheiro comprando empresas no contra pé da manada " Lembrando que sou holder" mas também faço trades de valor esporádicos.







    ReplyDelete
    Replies
    1. Operador,

      Agradeço sua resposta detalhada. Seu plano de ação é bastante abrangente, pretendo iniciar com as leituras fundamentais para, em seguida, me aprofundar de forma mais detalhada sobre a temática de valuation.

      E concordo que há muito sabichão nesses fóruns, mas há também gente competente e disposta a auxiliar os iniciantes. Acho que o mercado de renda variável poderá se ampliar nos próximos anos no Brasil, e muita gente irá se voltar para a internet em busca de orientação. No meu caso, procuro me basear pelos sites que apresentam um racional bem fundamentado e que façam sentido para mim.

      Abraço, e parabéns pelos ganhos na ressaca do circuit break!

      Delete
  4. Além dos livros que o Operador do Mercado Financeiro recomendou, leia também "Ações Comuns, Lucros Extraordinários" do Philip Fisher.

    Abraços!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Marcelo,

      Confesso que não conhecia esse livro, mas irei pesquisar mais sobre ele. Abração!

      Delete
  5. Alguns comentaram de estudar pra acertar timing. Respeito as opiniões e as estratégias de todo mundo, mas vou deixar meus 3 centavos...

    Esse negócio de timing não existe com investidor amador. Sabe quem acerta timing? Majoritário, controlador e fundo de pensão que compra de caçambada. Existe muita informação privilegiada correndo nesses meios e são só esses atores do mercado que chegam mais próximo de acertar um timing.

    E outra! Se você ficar comparando approach de análise alheio pra definir o seu, vai demorar uns 10 anos pra concluir que ainda não tem certeza da melhor análise. Você deve ler sim os estudos os outros, mas tentar extrair o melhor de cada um e criar a própria estratégia. Eu comecei na RV no mês passado e estou estudando enquanto aporto. A partir de análises alheias, decidi começar aportando em empresas sólidas na visão geral do mercado. Tanto um trader quanto um B&H vão te dizer, por exemplo, que Itaú é muito boa, Ambev, Engie e por aí vai. Sugiro começar os estudos buscando as empresas que na sua visão e na visão geral BEM FUNDAMENTADA sejam sólidas. Note o BEM FUNDAMENTADA, porque tem gente comprando MGLU na histeria achando que é uma ótima empresa, mas não é isso que os balanços demonstram.

    E por fim, dividendo é importante, mas não cometa o erro de só focar neles. A gente tem muita ladainha do Luiz Barsi falando que só o que importa são dividendos. Ele é um cara que começou a ganhar dinheiro no mercado lá nos anos 70 e 80, quando você conseguia achar empresas com DY de 15% pra mais. Isso definitivamente não existe mais, é raríssimo! E se você for se concentrar só em empresa com sólida com dividendo acima de 6% (a tal regra de ouro), vai acabar 4 ou 5 empresas na carteira. Tem muita empresa grande, sólida e com governança que busca valorizar o minoritário, mas que paga um yield de 3, 4 ou 5%. Não dá pra deixar de fora empresas consolidadas só por causa de yield. Se a empresa é boa, ela vai crescer e vai levar junto a cotação e os proventos.

    Lembrando que essas recomendações são pra quem quer comprar pra ser SÓCIO. Pro longo prazo. Se a sua estratégia é outra, tudo o que falei não é de tanta valia.

    Operar renda variável é o maior exercício de autoconfiança! É uma caminhada solitária, onde você tem que aprender e definir as próprias estratégias.

    De livros, te recomendo o do Décio Bazin, que resenhei recentemente no meu blog. Investindo em ações para o longo prazo do Jeremy Siegel também é um ótimo livro de embasamento teórico.

    No mais, tem muita dúvida resolvida na própria blogosfera e é muito fácil encontrar material pesquisando no Google.

    Bons estudos e um abraço!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Operador de mercado

      Opero na bolsa há muito tempo e até hoje escuto dos iniciantes este lance de timing!

      Analise fundamentalista não existe isto de acertar timing de compra. A empresa esta cara ou barata de acordo com as perspectivas de lucro, valuation, analise macro etc.

      Meu amigo insider existe , mas existe muito assimetria &histerismo no mercado, ou seja existe distorções que podem se devidamente exploradas com conhecimento e embasamento teórico.

      Você comentou acima sobre Itaú: Por acaso já comparou carteira de crédito, alavancagem, receitas, modelo de negocio com os demais? Tu vai perceber que existe um grande potencial por aqui . Ação extremamente descontada dando sopa no mercado, principalmente se comprar por meio de ITAUSA que é 90% itaú.

      Portanto tome cuidado com o que ouve por ai sobre timming ! Nenhum operador sério que conheço opera timming, basicamente dispomos de modelos de precificação para estimar se esta cara ou barato de acordo com as perspectivas da empresa.

      Sobre estratégia do barsi: Estratégia ainda é valida nos dias de hoje, pois não se mede dividendo pelo yield ( isso ele não explica devidamente).

      Como procurar boas empresas de dividendos.
      - Depreciação Baixa
      - Capex Baixo
      - Valuation Atrativo
      - Capacidade geração futura
      - Anticíclica
      - Payout
      ETc

      O que é melhor uma empresa que distribui 50% do lucro reinveste 50% do lucro no negocio ou uma empresa que distribui 100% do lucro?

      Paga 5%, 6% ou 7% ETc é de menos , atualmente ninguém avalia empresa de dividendo por esta perspectiva , mas sim pela capacidade crescimento do lucro consequentemente dividendos.

      O primeiro passo é saber diferenciar uma empresa de dividendo de uma empresa de crescimento , existe indicadores próprios para este fim .
      Empresas de crescimento são mais arriscadas ( pergunta para o cachorrão metido a besta se ele anda ganhando dinheiro com lame3 e petr3 .)

      As pessoas tem de parar de achar que operar preço é operar timming ! Tem muito conceito errado sendo difundido por ai.





      Delete
    2. Valeu, IW e Operador de Mercado (excelentes contribuições)!

      IW, pelo que descreveu, vejo que temos uma linha de ação muito parecida. Também iniciei em RV após muita pesquisa, tanto em blogs amadores quando em sites profissionais, buscando fundamentar minha decisão da maneira mais abrangente possível. Não dá para se orientar apenas pelos grandes canais de investimento e corretoras, que talvez operem com um racional que faz pouco sentido ao pequeno investidor, e é possível aprender bastante com a comunidade blogueira, há gente competente e experiente por aqui (vide o duelo corretoras x finansfera, do blog Investidor de Risco, com ampla prevalência da segunda na comparação de desempenho).

      No mais, registrei sua sugestão de leitura!

      Operador,

      Ainda não tenho seu nível de embasamento, mas em breve eu chegarei lá!

      Abraço!

      Delete
  6. Fala Mascada!

    Eu particularmente invisto em empresas que me sinto bem em saber que sou sócio! Antes de mais nada vejo se gosto do negócio, se acredito no produto e se gosto do aprouch da gestão.

    Pelo menos é assim que estou me propondo a investir desde o início deste ano!

    Esse link tem um artigo interessante sobre o assunto https://www.youtube.com/channel/UCV74rV9AAKqXERWwfSP_Z1g

    Os indicadores e balanços eu olho depois, mas somente para ver a saúde financeira.

    Grande abraço!

    ReplyDelete
  7. Fala Janota!

    Acho que você tem razão, tive acesso a vídeos do Adeodatto Netto (Eleven Financial), e percebo que ele também leva muito em consideração a confiança no modelo de negócios por trás de cada ativo em que investe. Creio que o foco em valuation seja o mais seguro para quem estiver voltado ao longo prazo.

    Vou dar uma olhada nesse link que você enviou. Você mencionou um artigo, creio que esteja se referindo ao canal "Dica de Hoje".

    Abraço, e obrigado pela visita!

    ReplyDelete
  8. Grande, Dono da Mascada

    Seu blog é uma gota de sensatez em um oceano de mediocridade, continue assim, parceiro. Já te adicionei no meu blogroll, se puder dá uma passada, lá no meu blog.

    Abraço

    ReplyDelete

Post a Comment