Fechamento de Abril de 2018 - R$ 954.005,23 (+1,07%/ -0,21% rentabilidade)


Mais atrasado do que o Rubinho, registro o resultado da carteira em abril passado. Acho importante para não perder o controle do avanço dos investimentos, e eu mesmo uso o blog para facilitar o acompanhamento de minha evolução patrimonial.

Mas a atualização do blog é necessária por outro motivo, que muito me honra! Passei a ser incluído no ranking da blogosfera financeira, um ótimo trabalho antes organizado pelo Mestre dos Centavos e agora nas mãos do colega Jovem de Sucesso. Acho uma iniciativa muito bacana para movimentar a finansfera e incentivar que os blogs se mantenham atualizados.  Só espero que o meu atraso não tenha me sacado precocemente do ranking, o que provavelmente seria um recorde de permanência mais curta! :p

Imagem bastante apropriada quem publica o fechamento de abril dia 25 de maio.
É claro que o atraso do mês também se deveu ao desânimo com a situação do portfólio, pois ele apanhou bastante durante o início de abril, se recuperando apenas na última semana para evitar o pior. Aproveitei que estava no Brasil e dei uma desligada de tudo, conforme mencionei no post de ontem. O resultado não foi dos piores, mas fiquei abaixo do Ibovespa (que, até então, vinha se segurando, com as blue chips um tanto imunes à maior percepção de risco).


Para ser mais preciso, o desempenho de abril precisou ser deflacionado, mas por cagada do autor do blog. Um de meus CDBs venceu no período, e percebi que a parcela de RF não estava líquida do cálculo do IR - que, nesse caso, me mordeu quase R$ 7 mil. Fiz o ajuste necessário, e para "aprender a lição" considerei o resultado do mês como prejuízo.

O aporte do mês ficou mais uma vez em dólar, e ainda não teve destinação, Estou considerando o ETF SWDA, que não distribui dividendos e tem baixo custo, mas por hora o dinheiro está parado na corretora. De qualquer forma, houve algum ganho nesse quesito com a valorização cambial. É bom ter um hedge para os meses que estão por vir, pois a turbulência provavelmente será forte até 2019, como mostra a paralisação dos caminhoneiros que está rolando por aí.

Mas isso é assunto para o post do mês de maio. Abraço do DM a todos!

Comments

  1. Parabéns por entrar noranking da blogosfera financeira, aproveite o seu fechamento de Abril (mesmo que atrasado) pq o próximo vai doer no bolso!rs

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Verdade IF365, e o mais curioso é perceber que esse novo tombo veio praticamente um ano após o Joesley Day. Mas o fundamento das empresas não desapareceu devido à greve, resta esperar a recuperação dos preços. Abraço!

      Delete
  2. Boa DM! Agora é seguir a caminhada rumo a milha (difícil, mas estamos aí)!
    Abs!

    ReplyDelete
    Replies
    1. É difícil, mas a gente chega lá. Basta ter paciência.. no fim das contas, mesmo com altos e baixos da RV, o resultado ainda compensa mais do que RF. Abraço, siga firme aí!

      Delete
  3. Fala, DM. os investimentos em RF mais curtos eu considero o valor líquido. Os mais longos (TD acima de 5 anos.,por exemplo), considero pelo valor bruto.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Para mim é mais negócio considerar o líquido, já que é o valor que efetivamente teremos à disposição. Foi rateada do dono deste blog, eheheh. Abraço!

      Delete

Post a Comment