Fechamento de Outubro/2017 - R$ 823.059,86 (+ 3,56% / +1,05% rentabilidade)

Salve, pessoal!

Nos primeiros dias de outubro, parecia que o forte crescimento dos últimos meses continuaria a todo vapor... O ritmo acabou arrefecendo, devido a vetores internos e externos que todos bem sabem.

Pensando bem, o ibovespa ter ficado estável após os riscos associados a (auto sabotagem palaciana + reforma da previdência definhada + risco Lula + especulações sobre FED e aumento de juros nos EUA + teatro TopeTrump vs Kim Jong-un) foi um resultado notável. 

Do meu escasso conhecimento sobre economia, parece que os fundamentos de retomada da economia estão mesmo se fortalecendo. Só assim para resistir a essa combinação de fatores negativos. 


Principalmente devido ao desempenho da carteira de RV (3,5%), a carteira Mascada conseguiu fechar o mês no verde, com rentabilidade de 1,05%. A performance negativa de Fundos DI (liquidarei minha posição em fundos neste mês) e, principalmente, do Tesouro Direto, diminuíram consideravelmente os resultados. 

Ao contabilizar o aporte do mês (R$ 20.000,00), o crescimento total da carteira foi de 3,56%.


O aporte foi todo direcionado a FIIs, e a mesma coisa deverá ocorrer em novembro. Pretendo ampliar a partipação dos fundos imobiliários e de TD, de forma que em algum momento componham juntos 1/3 da carteira.

A rentabilidade foi razoável, mas a boa notícia é que deixei para trás os 800K! Isso me faz lembrar do último post que li no blog do saudoso Investidor Troll. Em dezembro do ano passado, ele estava lutando para superar essa barreira dos 800.. Imagino que hoje esteja milionário e comemorando o sucesso financeiro com a libidinagem típica. O blog dele deixou saudade, principalmente o ranking mensal de patrimônio, que era hilário!

Atualmente, temos outros rankings que contabilizam o patrimônio da galera, cada um com seu estilo particular. Em um levantamento rápido, encontrei as listas do Mestre dos Centavo$, do Tio Patinhas Investidor e do Capitalismus, além do empolgante embate mensal Finansfera x Corretoras promovido pelo Investidor de Risco  (última atualização em agosto). Está rolando também um abrangente levantamento dos blogs de investimento segundo a quantidade de acessos, realizado pelo Blog D'Uó!

Parabenizo a iniciativa, deve dar um trabalho do cão manter essas listas atualizadas mensalmente. São todas formas muito bacanas de se conhecer novas opções de conteúdo e de estimular a finansfera a manter o pique.

Por hora, é isso. Vamos em frente, esperando um fim de ano com boas notícias para fazer prevalecer os fundamentos sobre aversão ao risco!

Abraço do DM a todos!

Comments

  1. Valeu Mascada! Bom fechamento! Parabéns tb para o blog q está bem legal!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Valeu SB! Quero fazer um esforço para diversificar os assuntos no blog, assim como você vem fazendo!

      Abração!

      Delete
  2. Caminhando a passos largos para o primeiro milhão

    Abraços e bons investimentos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi DIL! Os passos já foram mais largos, mas é devagar e sempre. A julgar por este início de novembro, o mercado pode deprimir um pouco.. hora de segurar ativos em dólar.

      Abraço!

      Delete
  3. Parabéns Mascada!
    Nesse ritmo, o milhão é logo ali.
    Sua carteira está bem diversificada entre várias classes de ativos. A parte Tesouro Direto é só de título pré e de inflação ou tem Tesouro Selic também?

    Abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá KB! Esse milhão chega, cedo ou tarde - em outubro, o rendimento de RV que segurou as pontas da rentabilidade, então agradeço mais uma vez os seus insights!

      TD me deu uma rasteira com a queda forte no valor de face... Tenho exposição em NTNB e em LTN, mas confesso que SELIC ainda ficou de fora. Ainda neste mês, pretendo detalhar os ativos que compõem minha carteira.

      Abraço!

      Delete
  4. Replies
    1. Olá Mestre,

      Se vc considera que "rico é quem sistematicamente ganha mais do que gasta", até posso me incluir nessa definição. Em termos financeiros absolutos, ainda sou remediado, no máximo. Vide Viver de Renda, Heavy Metal, Viver de Construção, entre outros.

      Abraço, até logo!

      Delete
  5. Boa Mascada !! E foi só falar no Troll e ele voltou a postar rs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é, SP! Não tenho nenhuma conexão com aquele nobre colega libidinoso, mas me divirto muito com os relatos dele, é um artista da finansfera!

      Abraço!

      Delete
  6. Aportão hein DM!

    Parabéns pelos 800k, o milhão é logo ali!

    Próximo fechamento divulga também os detalhes do seus papéis!

    Abraços!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Ministro,

      O aporte acabou dobrado, haja vista que mês passado fiquei sem aportar. Na média, consigo manter aportes na faixa dos 10-12K, o que não está nada mal dado o meu vencimento mensal. Tem Ministra por aí que ganha o teto e aparentemente não consegue dinheiro pra comer...

      Abraço!

      Delete
  7. Parabéns DM!

    E o milhão cada vez mais perto man! É só manter o ritmo!

    Abraços

    ReplyDelete
    Replies
    1. Vamo que vamo, Inglês! Gostei muito do seu texto sobre as lendas urbanas da educação financeira, acho que vc está coberto de razão em seu veredicto sobre o comportamento do brasileiro. Abraço!

      Delete
  8. Replies
    1. "Muito bom, mas tijolo não revida" (Chong Li) ..ahahahha

      O seu desempenho também vai muito bem, não é M1M?

      Olha, não quero informar um número impreciso. Ainda neste mês vou dissecar os componentes da minha carteira e trarei essa informação!

      Abraço!

      Delete
  9. Muito bom DM,

    Qual é a sua alocação ideal em cada classe de ativo?

    Grande abraço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Aportador!

      Olha, à medida que fui concluindo minha leitura do "Investidor Inteligente", fui modificando minha percepção sobre alguns itens da carteira. Quero sair dos fundos de investimento e voltar mais para ações, FIIs e TD, aqui no Brasil. Também quero complementar com ETFs do exterior para ter algum hedge.

      Idealmente, uma boa distribuição me parece essa: um colchão de RF em torno de 50%-60% (contando tesouro direto nesse conjunto), e outros 40-50% distribuídos de maneira equilibrada entre ações e FIIs. Como ainda estou em momento de concentrar em crescimento absoluto do patrimônio, não acho interessante buscar proteção excessiva na RF.

      Abraço!

      Delete
  10. Parabéns, mascada! Já já atingindo a tão sonhada meta!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado, Enriquecendo!

      Mas ao que parece, em novembro ficarei um pouco mais distante da meta.. Abraco!

      Delete
  11. Parabéns DM pelo valor alcançado e pela alocação!

    ReplyDelete
  12. Parabéns DM! Se posso te perguntar, qual a sua escolha em LCI?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, IN! Meus LCIs foram contratados ainda em 2015, pretendo descrevê-los em post futuro destrinchando minhas escolhas de ativos.

      Abraço!

      Delete
  13. Tá legal seu site, não sou fã do verde mas é a cor do dinheiro rsrsrsrs

    O que quer dizer mascada? Abs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Anônimo, mascada é um jargão para dinheiro, até onde sei. Pelo menos no sul do Brasil, é empregado nesse sentido, e ganhou destaque recentemente quando um humorista resolveu usar essa expressão em um programa de rádio gaúcho, chamado Pretinho Básico. Recomendo procurar no youtube, eles são muito engraçados! Abraço!

      Delete
  14. DM, você está indo super bem! Pretende aportar em quais FIIs mês que vem?
    Abs!
    IFM

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pois é, IFM! Estava indo bem até o início de novembro, quando o mercado decidiu azedar.. Mas é assim mesmo, não se pode querer alta todos os meses.. Abraço pra vc!

      Delete

Post a Comment